Dopamina é o sistema de recompensa do cérebro. É o que te dá prazer quando você come, por exemplo. Ou bebe, joga um carteado, ou se droga. Cada um na sua.

E o que isso quer dizer? Quer dizer que depois que liberamos essa substância no cérebro, seja de forma natural (chocolate, sexo, chocolate, sexo, a ordem tanto faz) quanto de forma artificial (álcool, drogas), ficamos com sensação de quero mais.

Pois bem, a animação abaixo (em inglês) mostra de um jeito simples e divertido que também obtemos a liberação de dopamina, ouvindo música.

Que música vicia, não é novidade. Vai dizer que não tem nenhuma música que você não se cansa de escutar. Que sempre que escuta, dá aquela sensação boa e relaxante.

Se a música age no cérebro da mesma forma que o álcool, o chocolate e as drogas, devemos tratá-la da mesma forma? Por exemplo: Você consegue ser acordado num feriado bem cedinho com o vizinho escutando aquela música que te faz se sentir mais irritado que o Garfield numa segunda feira sem lasanha, e encarar que ele é só um pobre viciado em algo ruim?

Nenhum comentário neste post.

Comente //

Música

ver todos
Quecorralavoz no Facebook
Quecorralavoz no Twitter
Quecorralavoz no G+
Receba os posts por e-mail