A cidade de Santa Bárbara d’Oeste, mas uma vez foi presenteada com a participação na Virada Cultural Paulista 2011, como nos dois últimos anos. A realização do evento, que foi um sucesso nos anos de 2009 e 2010, cria ainda mais expectativas no ano de 2011, prometendo ser novamente um sucesso.

A 3ª Edição da Virada Cultural Paulista em Santa Bábara d’Oeste acontecerá nos dias 14 e 15 de Maio, e tem como atrações principais o show do cantor Otto e da cantora Pitty, do violeiro Mazinho Quevedo, a Escola de Samba Gaviões da Fiel, o músico e compositor Toquinho, além de várias outras atrações artísticas, como teatro, dança, música, cinema, exposições, literatura, entre outros.

O Evento se inicia as 18 horas do dia 14 de Maio, e se encerra as 18 horas do domingo, dia 15 de Maio. Todas as apresentações são gratuitas e livre a todos os públicos.

Confira a Programação Completa da Virada Cultural Paulista 2011 de Santa Bárbara d’Oeste:

Anfiteatro Municipal

Anfiteatro Municipal “Deltinha Dagnoni”

Endereço: Av. Monte Castelo, 1.000 – Jardim Primavera – Santa Bárbara d’Oeste

- Festival do Minuto?
- Festival do Minuto?
- Festival do Minuto?

Domingo, 15 de Maio de 2011

1h – É proibido fumar
Brasil, 2009. Direção: Ana Mylaert. Duração: 86 minutos. Classificação indicativa: 12 anos – Baby (Glória Pires) vive sozinha no apartamento que herdou da mãe. Ela dá aulas de violão para alguns alunos e vive em atrito com as irmãs. Quando o músico Max (Paulo Miklos) se muda para o apartamento vizinho, Baby vê nele a grande chance de voltar à vida. Para que o romance dê certo ela está disposta a enfrentar qualquer ameaça, inclusive seu vício compulsivo por fumar.

3h – À prova de morte
Estados Unidos, 2007. Direção: Quentin Tarantino. Duração: 114 minutos. Classificação Indicativa: 16 anos – Ao cair da noite, Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier), a DJ mais sexy de Austin, pode enfim se divertir com as suas duas melhores amigas. As três garotas saem noite adentro, atraindo a atenção de todos os frequentadores masculinos dos bares e boates do Texas. Mas nem toda a atenção é inocente. Acompanhando de perto seus movimentos está Stuntman Mike (Kurt Russell), um rebelde inquieto e temperamental que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutíve

Estação Cultural

Estação Cultural

Endereço: Av. Tiradentes, 2 – Centro – Santa Bárbara d’Oeste / SP

Sábado, 14 de Maio de 2011

18h – 18h30 – Abertura Oficial – Coral da Cidade
O Coral é formado por 240 adolescentes de 12 a 14 anos que fazem parte do Projeto de Educação Integrada. O repertório do grupo vai do folclore brasileiro à música erudita.

18h – Abertura Exposição Artesãos Barbarense
Exposições de obras de artesões Barnarenses.

18h – Abertura Exposição Memória Ferroviária
Exposição de fotos e outras memórias ferroviárias.

20h – FestCountry com Império Country e Estrelas do Country
Festival de música country com grandes estrelas da música country.

21h – Azulão
Azulão é a grande referência do forró. Ele sempre esteve ligado à valorização da cultura pernambucana, sendo um de seus maiores representantes.

22h – Banda Monsenhor Nazareno Maggi de Americana
A Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi foi fundada em novembro de 1973, e tem uma importante trajetória cultural de valorização da música de boa qualidade, com apresentações e participações em festivais, além de colecionar vário prêmios em concursos por todo o Brasil e revelar novos talentos.

23h – Banda Hackmann e Sucessos de Roberto Carlos
A Banda de Marcel Hackmann com sete músicos toca sucessos de Roberto Carlos.

Domingo, 15 de Maio de 2011

0h – ArtNativa
A Banda toca grandes sucessos da música popular brasileira.

1h – Elvis Rock Band
Banda toca os grandes sucessos do astro do rock Elvis Presley.

2h – Sérgio Kina – Led Zeppelin
Sérgio Kina interpreta os grandes sucessos da banda Led Zeppelin.

3h – Banda Metamorphose – Legião Urbana Cover
A banda Metamorphose canta os grandes sucessos da Legião Urbana.

4h – Banda Guadalupe
Banda de pop rock.

6h – Corporação Musical União Barbarense
Fundada em 1898, é composta por cerca de 30 músicos de Santa Bárbara e de cidades da região.

7h – Brincando com a Viola – Grupo Violado / Gerson e Ruan / Simões e Cileno
A música de raiz, em suas composições, traz a verdadeira ligação às raízes rurais, à viola, e à terra e ao sertão. Levando a simplicidade de suas canções, que falam de uma maneira especial da vida do sertanejo e que evidencia os sentimentos do povo do interior, a simplicidade de seus versos remete o ouvinte ao contato com o campo, à natureza e ao sentimento puro.

8h – Paulo e Patrick – Sertanejo Raiz – Argemiro / Paraná / Itaporanga
Música setaneja de raiz.

9h – Orquestra Barbarense de Violas
Fundada em Santa Bárbara d’Oeste em 20 de outubro de 2001, a Orquestra Barbarense de Violas tem levado seu conhecimento musical e cultural aos diversos espaços onde a música sertaneja é elemento atrativo. Participa em diversos tipos de evento com repertório ressaltando a música raiz. Sempre aclamada por um público cativo, a Orquestra deixa rastro por onde passa, deixa lembranças nas memórias das pessoas que remetem-se aos velhos tempos através das canções que fazem parte da história nacional.

10h30 – Roda de Viola

12h – Mazinho Quevedo

Cantor, compositor e instrumentista, Mazinho Quevedo é sem dúvida um dos maiores violeiros do país. Influenciado pela autêntica música caipira. Ao contrário do violão, por exemplo, a viola requer um estudo de observação e pesquisa. Além do estilo caipira, sofreu forte influência da música popular brasileira, do jazz, da música flamenca e da música instrumental.

Centro Social Urbano

Palco externo: Centro Social Urbano

Endereço: Av. Cillo, 650 – Centro – Santa Bárbara d’Oeste

Sábado, 14 de Maio de 2011

18h30 – 19h20 – DJ Zy Mello (local)
Zy-Mello começou sua carreira como DJ e produtor musical em 1990, na cidade de Americana. De lá para cá já realizou mais duas mil apresentações em eventos variados. Hoje se dedica exclusivamente à atividade de DJ, utiliza o vinil e garante repertórios ecléticos, que podem incluir performances de convidados, grupos de dança, vocal ou sax ao vivo.

19h – Abertura da Exposição Romi – Isetta – O Automóvel Barbarense
Santa Barbara D’Oeste é o berço da indústria automobilística no Brasil, pois nela foi produzido o 1º automóvel do país – o Romi-Isetta, da empresa barbarense Romi.

19h30 – 20h30 – Otto

Com o título inspirado na obra literária Metamorfose, de Franz Kafka, “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos” é o quarto – e mais esperado – trabalho da carreira solo do cantor e percussionista Otto, ex-integrante da primeira formação do Nação Zumbi e do Mundo Livre S/A. Na banda estão Catatau (guitarra), Pupillo (bateria e percussão) e Dengue (baixo).

20h30 – 21h – QuantAlegria – Trupe Brincando de Circo
Dentro do espetáculo você encontra malabarismo, equilibrismo com monociclo e também com perna-de-pau e outras “coisitas” a mais. E as palhaçadas, juntamente com as mágicas, sempre são descobertas no final.

21h – 21h50 – Criolo Branco
Formada desde o ano de 2001 e reestruturada em meados de 2009, a banda Criolo Branco vem mostrando para que veio. Com um som bem original se apresenta com o propósito de resgatar a cultura brasileira através da mistura de raças, sons e religião. Com ritmos que contagiam e se mesclam, o grupo explora do rock ao maracatu, passando pelo samba e pelo hip hop. “Samborado” é nome do EP e da música de trabalho, que ganha clipe ainda esse ano.

22h – 22h30 – QuantAlegria – Trupe Brincando de Circo

22h30 – 23h30 – Thunderbird & Devotos DNSA

A banda surgiu dia 28 de março, na Sexta-feira Santa de 1986. O nome vem dessa data, que festeja o dia da padroeira do Brasil e celebra o dia das crianças. A semana era santa, mas a banda nunca foi muito certinha. Desde aquela época Luiz Thunderbird articula os movimentos do grupo. O último disco da banda,”Bombardino”, traz as influências do rock’n’roll clássico, blues, rockabilly, hard-rock setentista e punk-rock. A banda prepara novo disco para esse ano.

23h30 – 0h – QuantAlegria – Trupe Brincando de Circo

Domingo, 15 de Maio de 2011

0h – 1h30 – Pitty

O show traduz as letras de “Chiaroscuro”, que merecem atenção especial. Pitty adora observar o ser humano e é sobre isso que ela escreve: fatos do cotidiano e sentimentos íntimos das pessoas vistos por outros ângulos. Tudo apresentado em um discurso direto, mostrando uma compositora confortável em seu papel de se comunicar. O show, por sua vez, vem bombástico, inesquecível e viral. Uma paulada de rock pra quem ama beber dessa fonte.

1h30 – 3h30 – DJ Zy Mello (local)
Zy-Mello começou sua carreira como DJ e produtor musical em 1990, na cidade de Americana. De lá para cá já realizou mais duas mil apresentações em eventos variados. Hoje se dedica exclusivamente à atividade de DJ, utiliza o vinil e garante repertórios ecléticos, que podem incluir performances de convidados, grupos de dança, vocal ou sax ao vivo.

14h – 15h – Bula da Cumbuca
O conjunto Bula da Cumbuca foi formado no ano de 2007, fruto da união espontânea de sambistas que há quase uma década se reúnem regularmente em rodas de samba informais em diversas localidades da cidade de São Paulo. O grupo interpreta músicas de todas as épocas e de várias regiões do Brasil, além de composições próprias, apresentando ao público as várias vertentes do samba brasileiro.

15h – 15h30 – Maria de Todos os Cantos – Cia de Teatro Parafernália
A intervenção traz à cena o cotidiano de mulheres que não são santas, mas são Marias e que não fogem à luta pelo bendito pão de cada dia. Na cena “Coração de Marias”, as amigas lavadeiras Maria das Dores, Maria Inês e Maria Quitéria lavam roupas num tanque de cortiço. Entre uma peça e outra, revelam suas dores e também lavam a alma.

15h30 – 16h30 – Banda Seu Chico
Chico Buarque no começo no meio e no fim. Ponte entre a arte e o entretenimento, a Banda Seu Chico é um grupo pernambucano que resolveu resgatar a qualidade da música brasileira nas composições de Chico Buarque e colocá-la nas boates, festa e eventos do Brasil. E que deu certo!

16h30 – 17h – Auto da Camisinha – Cia de Teatro Parafernália
De autoria do dramaturgo cearense José Mapurunga, a intervenção que será apresentada utiliza a linguagem de cordel e propõe imagens populares trazidas dos autos e folguedos. A peça traz à cena a história de um casal sertanejo preparando sua primeira noite de amor: Benedito, um Quixote ingênuo e apaixonado, e Lionor, uma moça ardente e experiente, que faz do uso do preservativo uma questão de respeito e amor à vida.

17h – 18h30 – Toquinho

Músico, compositor e intérprete que une técnica e sensibilidade, o popular e o erudito, em sua aquarela de sons e harmonia. 44 anos de carreira, mais de 450 composições, 84 discos gravados, mais de 7.000 shows no Brasil e exterior, Toquinho e sua banda fazem um espetáculo em que apresentam os grandes sucessos do compositor.

Teatro Municipal Manoel Lyra

Palco interno 1: Teatro Municipal Manoel Lyra

Endereço: Rua João XXIII, 61 – Centro – Santa Bárbara d’Oeste

Sábado, 14 de Maio de 2011

18h30 – 19h30 – Coisas do Brasil – Ballet Stagium
A companhia apresenta o espetáculo “Coisas do Brasil”, no qual retrata a história do país, desde a descoberta até a formação da elite na sociedade; e choros inspirado nas rodas de choro da cidade de São Paulo.

20h – 20h30 – Cia Do Circo de Piracicaba
A Cia do Circo de Piracicaba apresenta trabalhos circenses de uma forma descontraída e divertida, trazendo algumas das modalidades do circo para a rua e assim misturando o circo contemporâneo com o tradicional! Malabares com fogo, pirofagia, pernas-de-pau, mímicos e muito mais!

20h30 – 21h30 – Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras – Teatro da Mafalda
“Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras” conta a história de Mafalda, uma artista de cabaré banida pelo seu público após uma apresentação mal sucedida com uma tal “plateia do lado de lá”. O espectador, considerado “o público do lado de cá”, por meio de flashbacks reais e também pelos depoimentos de sua protagonista logo acaba por saber que algo mais grave se passou na fatídica apresentação.

21h30 – 22h – Cia Do Circo de Piracicaba
A Cia do Circo de Piracicaba apresenta trabalhos circenses de uma forma descontraída e divertida, trazendo algumas das modalidades do circo para a rua e assim misturando o circo contemporâneo com o tradicional! Malabares com fogo, pirofagia, pernas-de-pau, mímicos e muito mais!

22h30 – 23h30 – Lulina
Autora de diversos discos caseiros de nomes curiosos, como “Cochilândia”, e também de livros de autossabotagem como o Livro das Lamúrias, a cantora e compositora pernambucana Lulina lançou em 2009 seu primeiro registro em estúdio, “Cristalina”. O álbum traz dezoito músicas de seus primeiros anos dedicados à composição. No palco, a cantora é acompanhada por Monstro (teclados), André Édipo (guitarra), Missionário José (baixo e banjo) e Pedro Falcão (bateria).

23h30 – 0h – Cia Do Circo de Piracicaba

Domingo, 15 de Maio de 2011

0h30 – 2h – Jamelão Neto
O show do cantor Jamelão Netto, acompanhado de um grupo formado por ritmistas das escolas mais tradicionais do Rio, sacode o público com uma apresentação empolgante que reúne repertório formado pelos clássicos do samba, MPB e sambas-enredo que marcaram época no Brasil.

2h – 2h30 – Cia Do Circo de Piracicaba

2h30 – 3h30 – Larissa Câmara
No seu solo, Larissa Câmara revela um humor inteligente e ácido para tratar dos mais diversos assuntos, sem nexo ou conexão entre si, que vão de gente estranha, participações em programas de TV à música pop. Com um olhar perspicaz e sem paciência, a comediante faz rir ao revelar sua personalidade tolerância zero.

10h30 – 11h30 – Cinderela, Bela Magrela – Cia Prosa dos Ventos
Cinderela é uma pobre moça que mora com sua madrasta. Certo dia, um príncipe atrapalhado promove uma festa do pijama no seu castelo, mas cada convidado tem que levar um prato de doce ou salgado. Cinderela não tem como ir, mas sua fada madrinha aparece e dá um jeitinho na situação. Empolgada, Cindy ganha um passe de metrô da fada madrinha e corre pra festa. Mas muitas surpresas e confusões ainda estão para acontecer.

12h30 – 13h – Malabarisando- Irmãos Becker
Dois malabaristas cômicos passeiam pelo público com suas respectivas malas retirando delas diversos materiais que serão o mote para a interação com os convidados.

13h – 14h – Enquanto Houver Encanto – Grupo Fundo Falso
Mágica e mímica num espetáculo sem palavras que incita em crianças e adultos a vontade de brincar e de se surpreender com coisas simples. São 25 efeitos de mágica encadeados na narrativa mímica de um viajante que descobre o mundo e encontra encanto no que há de mais simples.

14h – 14h30 – Malabarisando- Irmãos Becker

15h – 16h – Verônica Ferriani
A cantora paulista Verônica Ferriani estreou em 2004. Desde então, já dividiu palcos com Beth Carvalho, Jair Rodrigues, Mart’nália, Martinho da Vila, Elton Medeiros, Tom Zé, Francis Hime, Moska e Marcelo D2. Em 2009 lançou seu primeiro álbum, “Verônica Ferriani”, e ainda gravou e lançou o CD “Sobre Palavras” em parceria com o compositor e violonista Chico Saraiva.

16h – 16h30 – Malabarisando- Irmãos Becker

16h30 – 18h – Luísa Maita
A cantora e compositora paulistana Luísa Maita alimenta-se da tradição musical brasileira na mesma intensidade com que frequenta as prateleiras da música pop. No show de seu primeiro álbum, “Lero-Lero” (eleito um dos melhores discos de 2010 pela revista Veja, Rolling Stone e MTV), Luísa desconstrói ritmos tradicionais do Brasil, reduzindo-os às células rítmicas básicas que se transformam com os timbres eletrônicos dos beats e com a instrumentação acústica.

CEDOC

CEDOC

Endereço: Av. João Ometto,118 – Jardim Panambi – Santa Bárbara d’Oeste

Sábado, 14 de Maio de 2011

19h – História de Santa Bárbara D’oeste
19h – Exposição- A Vida e Obra do Artista Roldão de Oliveira
19h – Arabesque Studio de Dança e Arte
20h – Coral da Emefei Maria Regina B. Carpin
21h – Coral da Guarda Mirim

Domingo, 15 de Maio de 2011

11h – História de Santa Bárbara D’oeste
11h – Grupo de Dança Karine Andrade com alunos do CIEP e Academia Play
12h – Alunos de música do Colégio Integral
13h – Professor Binho e Alunos
13h – Grupo de Dança Juliana Zinsly
15h – Alunos de Percussão da Rede Municipal de Ensino
16h – Academia de Dança Yes

Praça Matriz

Praça Matriz

Endereço: Pça. Central Luiz Alvez – Centro – Santa Bárbara d’Oeste

Sábado, 14 de Maio de 2011

20h – A História da Cana de Açúcar

20h30 – Os Vips
Banda paulista toca hits dos anos 60, da jovem guarda.

22h – Noite de Seresta com Amigos Seresteiros e o Coral Municipal

Domingo, 15 de Maio de 2011

13h – Roda de Capoeira com o Mestre Luizão

13h30 – Dança Circular da UNIMEP

14h – Faram- Fanfarra Marcial de Amigos

15h – 16h – Antonio Carlos & Jocafi
A carreira de sucesso da dupla inclui a autoria de três trilhas sonoras, aberturas e temas para novelas e seriado de TV. Como compositores tiveram a oportunidade de gravar com os maiores nomes da música popular brasileira, como: Vinícius de Moraes, Maísa, Clara Nunes, Jorge Aragão, Djavan, Daniela Mercury, D2, entre outros. Conquistaram o mercado internacional com a música Você Abusou, que vendeu mais de três milhões de cópias na sua versão francesa.

16h30 – Rômulo Fróes
Rômulo Fróes já foi apontado pelas revistas Bravo! e Trip como um dos cinco artistas mais influentes de sua geração. Atualmente se prepara para lançar seu 4º CD, “Um labirinto em cada pé”, onde retoma seus sambas tristes gravados nos dois primeiros. Suas composições foram gravadas por algumas das cantoras mais interessantes dessa nova geração como: Mariana Aydar, Nina Becker, entre outras.

Biblioteca Central

Biblioteca Central Maria Apareida Almeida

Endereço: R. João Lino, 362 – Centro – Santa Bárbara d’Oeste

9h – Feira de Livros Pedagógicos

9h – Confecções de Cartoons pelo desenhista Rodrigo Geraldo
O desenhista barbarense Rodrigo Geraldo, busca representações do cotidiano por meio de sátiras dos problemas brasileiros que estão em voga no noticiário nacional e internacional, como corrupção, desmatamento, aquecimento global e guerra.

9h – Contação de Histórias com Cia Di Atus
Grupo de teatro barbarense conta histórias.

9h – Atividades Lúdicas: pintura artística, pintura de desenhos, exibição de filmes

9h – Oficina de Dobradura

10h – Abertura da Exposição Humorizando
“Humorizando” traz o traço bem humorado das caricaturas, cartuns e charges produzidas pelo artista barbarense Rodrigo Geraldo.

10h – Oficina de Arte com Balões

14h30 – Oficina de Arte com Balões

Museu da Imigração

Museu da Imigração

Endereço: Praça 9 de julho – Centro – Santa Bárbara d’Oeste

9h – Le Torre Delle Chiese / As Torres das Igrejas – Exposições Itinerantes do Sesi
A exposição “As Torres das Igrejas” (Lê Torre Delle Chiese) reúne 16 fotos coloridas, que registram o rico passado cultural da Itália.

10h – 13h – Encontro Barbarense de Carros Antigos
Veículos de décadas passadas – como Galaxy, Fusca, Comodoro, Gordini, Opala, entre outros – pertencentes a colecionadores, chamam a atenção dos barbarenses e de moradores da região.

10h – Intervenção Circense – Trupe Brincando de Circo

10h – Oficina de Pintura e Sensações com Ana Paula Brandão

11h30 – Folk Dance Group

13h30 – Coral das Avencas e Grupo de Forró da APAE

14h30 – Famam -Fanfarra Marcial Amigos
Apresentação da banda de fanfarra de Santa Bárbara.

15h – Escola de Samba Gaviões da Fiel

A Gaviões da Fiel iniciou sua história no Carnaval em 1975, aceitando um novo desafio: formou um bloco e participou do último desfile de Carnaval realizado na Av. São João. Em 1976 conquistou seu primeiro título. Hoje a Gaviões da Fiel Torcida está entre as melhores escolas de samba de São Paulo e é a maior em número de componentes.

* Programação sujeita a alterações

Site oficial e mais informações: Virada Cultura Paulista 2011

Abasteça-se

 

5 comentários
  1. wioleiro ferreira disse:

    eu e os amigos,fomos em 2009 e 2010,quem nao foi perdeu,muito loko rsrsrs,o show da elba ramalho o ano passado foi inesquecivel….to certo ou to errado

  2. naat' disse:

    aaah man Pitty, a virada jah ta MASSA so por ella ^^
    AMO MTU TD ISSO \\õ

Comente //

Agenda

ver todos
Quecorralavoz no Facebook
Quecorralavoz no Twitter
Quecorralavoz no G+
Receba os posts por e-mail