Na próxima sexta-feira (19), Dia da Bandeira Nacional, a Prefeitura de Sumaré, realizará a “Comemoração ao Dia da Bandeira – Resgate ao Civismo”, solenidade que terá início às 11 horas, com atividades que acontecerão na Praça das Bandeiras, região central de Sumaré.

A abertura terá desfile de fanfarras das Escolas Municipais Antonio Palioto e José de Anchieta e apresentação da Banda Sinfônica Municipal “Dorival Gomes Barroca”. Em seguida, haverá premiação dos vencedores do concurso “Cartaz da Paz”, organizado pelo Lions Clube de Sumaré com a participação de jovens sumareenses que estudam na Escola Municipal Antonio Palioto. Após pronunciamento das autoridades e execução dos hinos oficiais, acontecerá o hasteamento do Pavilhão Nacional, com as Bandeiras Municipal e dos Estados Brasileiros, e a Bandeira Nacional.

Há cerca de um mês, todas as bandeiras, desgastadas pelas condições climáticas, foram retiradas da Praça e, na cerimônia do dia 19, serão substituídas por novas, doadas por meio de campanha organizada pelo Lions Clube de Sumaré, em parceria com comerciantes, industriários e pessoas físicas interessadas na preservação do local.

No encerramento da solenidade comemorativa ao Dia da Bandeira em Sumaré, oficiais da 11ª Brigada de Infantaria Leve de Campinas, sob o comando do General de Brigada, Carlos Maurício Barroso Sarmento, conduzirão a Cerimônia de Incineração da Bandeira Nacional antiga, em evento simbólico. Após o evento, o símbolo nacional, juntamente com as demais bandeiras antigas (estudais e municipal), serão encaminhados à sede do Exército Brasileiro para incineração.

Curiosidades sobre 19 de Novembro – Dia da Bandeira

A atual Bandeira Nacional foi adotada pelo decreto n.° 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República (15 de novembro de 1889). Sua elaboração foi realizada por Raimundo Teixeira Mendes (positivista), Miguel Lemos (diretor do Apostolado Positivista do Brasil), Manuel Pereira Reis (astrônomo) e Décio Vilares (pintor).

Tal como a temos hoje, a Bandeira Nacional é resultado de uma adaptação da tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca. O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o Dia da Bandeira, quando ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira. Cada elemento da bandeira possui um significado:

Verde: simboliza a pujança das matas brasileiras;
Amarelo: representa as riquezas minerais do solo;
Azul: o céu;
Branco: a paz;
Estrelas brancas: representa cada Estado brasileiro e o Distrito Federal;
A frase “Ordem e Progresso”: influência de Augusto Comte, filósofo francês fundador do positivismo.

Fonte: Brasil Escola

Abasteça-se Brasil! o/

Nenhum comentário neste post.

Comente //

Cultura

ver todos
Quecorralavoz no Facebook
Quecorralavoz no Twitter
Quecorralavoz no G+
Receba os posts por e-mail